Já saiu <i>O Militante</i>
«Confiança!». É esta a mensagem de capa da edição de Novembro/Dezembro de O Militante, à venda a partir de hoje. Esta palavra simples, mas tão plena de significado, surge em cima da imagem da Quinta da Atalaia e da Quinta do Cabo, logo relaciona-se com a campanha de fundos «Mais espaço, mais Festa. Futuro com Abril» e com o artigo de Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado, precisamente sobre esta ousada acção do Partido. Com o mesmo título da capa, o texto de Abertura reafirma a confiança do PCP no projecto comunista: percorrendo caminhos necessariamente diversificados, «ele é o futuro de todos os povos».
Na secção Organização, para além do artigo já mencionado sobre a campanha de fundos, destaca-se a acção de contactos com os membros do Partido, essencial para o reforço da organização e intervenção partidárias nas suas várias direcções. Filipe Andrade, da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP, reflecte sobre a IX Assembleia da Organização Regional.
A secção «Partido» é preenchida com um artigo de Domingos Abrantes sobre Sérgio Vilarigues, no centenário do nascimento deste destacado construtor e dirigente do PCP. O título remete para uma citação do próprio Sérgio Vilarigues, particularmente reveladora da sua personalidade: «O que sou devo-o ao Partido.» Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, escreve sobre as «velhas e novas mistificações sobre o Estado», enquanto que o membro da Comissão Política Armindo Miranda reflecte sobre «A pobreza e o empobrecimento».
A deputada ao Parlamento Europeu e membro do Comité Central Inês Zuber assina «O 25 de Abril e o direito à habitação», e André Leonel Silva, da JCP, escreve sobre «A ideologia dominante no Ensino – Reflexos nos exames nacionais». A secção «Economia» é composta por dois artigos: «O caso BES e a urgência do controlo público da banca», de Vasco Cardoso, da Comissão Política; e «A concentração da propriedade – Objectivo central da política de direita na agricultura», assinado por João Frazão, do mesmo organismo.
Em «Internacional», outros dois textos: de Ângelo Alves, da Comissão Política, «O mundo 25 anos após a “queda” do Muro de Berlim»; e «Ucrânia, do golpe de Estado à guerra no Donbass», do colaborador da Secção Internacional Luís Carapinha. A edição inclui ainda o comunicado da reunião de 19 de Outubro do Comité Central e o índice dos artigos publicados ao longo do ano.